jaiminho caldas

www.jaiminhocaldas.hpg.com.br
 Clique aqui para escrever o título
Clique aqui para escrever o texto
derretendo o gelo…

é preciso técnica para saborear – no final do drnk, quando já se derrete o gelo…

para dar sequencia ao site, preciso de retro-informação

pergunte e  respondo

caldasb@ig.com.br

a dificil arte da comunicação., descarta a resolução de um problema, desvalorizando a pessoa…

palavras soltas ao vento

palavras ao vento
leva o meu pensamento
perto do seu coração

palavras de um juramento
levadas pelo vento
trazendo muita emoção
palavras soltas ao vento

impressas em um cartão
que viaja de mão em mão

juntando todas resumem
um fato simples, não raro
que pago um preço bem caro por palavras soltas ao vento

pois se escondem dentro de uma nuvem seu refúgio seguro e secreto
onde procuro abrigo e amparo
restauro as forças e saro.

II

Vento
Palavra boa
me faz sentir bem internamente
Nuvem
lugar onde escondo
as coisas que me custam caro
Faço um exame de consciência
Para dentro de mim mesmo
para saber por qual razão,
eu pago este preço tão caro
Para no fim ficar só, não raro!

Vento que sopra forte
Consigo leva embora na fúria de um furacão sem a mínima consideração palavras soltas ao vento ditas sem intenção

vento que leva as nuvens leva meu barco ao refúgio onde encontro satisfação abrigo e recuperação

III

este raro vento, transforma,
Toda rota é mão
acaba com esta ruptura
dentro da mão
Que combina com Este raro vento que sacode pra bem longe a mágoa e a desilusão

Imprima dentro de você o amor
Como um bilhete
igual aquele, sumario,
Que você recebeu no quarto
Confidencial ··certa palavras tem uma força
E meu último pensamento
em que trago muita emoção na sua palavra
É uma forma de reabilitação
através de um fino juramento
em que declaro:
Amo-te
Adoro-te
Amo-te.

As palavras jogadas ao vento ·fazem um exame de meus pensamentos
na proximidade de seu coração.
Muitas palavras causam um excitamento de um juramento,
que seja feito exame pelo vento,
que em um mapa não raro de minhas viagens
do querer concertar
repetem-se os fatos no meu pensamento
tudo para me conectar com muitas pessoas
um fato simples imprimiu esta marca
que afinal me leva a crer que pago um preço bom
caro
assim dentro da nuvem me abrigo
e a sustentação que encontro
vejo aquele ser que sou eu mesmo
onde dentro de mim as forças me recuperam
e me trazem a restauração
trazem tranqüilidade

IV

Vento…
Palavras…
_é bom sentir-se bem internamente
ao preço da nuvem
que examina
de forma clara
as indicações dentro desta razão,
eu pago por ser liberal em excesso,
considero o restabelecimento e o abrigo,
toda a mão na estrada lembra a distância
o que acontece comigo
esta ruptura dentro da estrada que me liga a você,
este vento imprime claramente dentro de nós o amor
como acontece igual a uma luz
que vem e vai e me persegue

cada um tem o que tem
porque recebeu um dom providencial

cada um é uma peça rara
pode ter a força e não deixar minar

a última coisa que eu quero pensar
algum desejo que me traga muito excitamento em sua palavra
e habite em mim apenas pelo amor
firmemente
selado pelo mesmo juramento

eu amo você como você me ama,
eu amo você, como gostaria que você me amasse
suplico pela reciprocidade

o porto do pensamento
do meu eu que renuncia e joga ao sabor do vento
jogo de palavras
que ao meu ver
faz acontecer de modo simples
um fato

para evitar o excesso de pensamentos,
resumi todas essas palavras
juntando-as em um cartão
ficou excelente
este cartão

tão maravilhoso
que viaja o mundo inteiro de mão em mão
de uma extremidade a outra do mundo
ao portador
é um resumo das palavras impressas pelo vento
pelos quatro cantos do mundo são levadas

fazem parte de um juramento
de palavras guardadas com emoção

pequei pelo excesso, falei demais
muitas vezes trazendo dor ao seu coração,

recupero-me agora
procuro amparo e abrigo
procuro dentro da nuvem palavras que eu perdi

procuro
até dentro das frutas
como se uma ervilha escondesse
do uma forma secreta segredos e expressões

o caro preço que paguei para ter você bem perto
apesar de já ter perdido a força,
agora me restauro

VI

Vento
Palavras

por essa razão, vou deixar mais um parágrafo,
para falar do abrigo
do pagamento que recebi
da consideração que você teve por mim

da forma como encontrei
recuperação do tempo que esperei
e agora você liga para mim
me dá a sua mão
porque não havia razão para ter acontecido esta ruptura

agora é como uma avenida de três mãos que estabelece uma rota
aberta apenas pela leitura de um pequeno bilhete,
igual ao bilhete que continha um excesso de palavras

este agora representa o amor que vem de dentro

da cópia que fiz e recolhi de você
ao sabor de um vento raro como este,
uma boa recordação de você
do você que não é nenhum daqueles você
de você
puramente, visto em um espelho,
você sincero fazendo o juramento

do fino aroma que você exala quando é você mesmo
o excesso da palavra
junto com o suor de seu corpo
do bem-estar que causa a muita emoção

trago na lembrança
aquele cartão que você me mandou
daquela Extremidade

lembro
de você
estendendo a mão desfazendo a ruptura
saindo de dentro de si mesmo

esta mão que me conduz por todo o meu caminho
Todo amor igual ao que nutre dentro de você
onde o vento é raro

AMO você
é o último resumo de meu pensamento
que me dá sustentação e agita minha vida
que me dá muita emoção
da recordação que trago de você
e me dá força
E em torno de uma palavra que você me disse
Confidencial
nós dois sós no quarto.

V

as toneladas de palavras tomadas do vento
muitas toneladas PRÓXIMAS do pensamento
perto do seu coração
que traz de volta as palavras da emoção
do juramento
feitas após aquele exame de consciência
sobre nosso peito pelo vento imprimiram

VIII

Vento
Palavra
Internamente pago o preço, por seguir a
rota do universo,

eu desabafei,
lavei minha alma com o amor
com um juramento fino
só o vento e as palavras sabem que eu te adoro
eu te amo
você. é mais que o infinito
todas as palavras não diriam o que sinto
mas
jogo-as ao vento
na esperança quem um dia retornem para mim
nem que seja num resumo
de um pequeno bilhete:
amor

os ditados do povo revelam encabeçamentos principais e viajam ao
sabor do vento do jogo de palavras junto do pensamento

do meu interior
fazem que as palavras tenham muita emoção
trazendo do seu coração respostas
sobre essas palavras impressas pelo vento
e pelos ventos levadas

o vento forte do meu pensamento invade seu coração
Nada que você diga ou faça
é maior do que o meu amor

palavras ao vento
levadas pelo meu pensamento
para perto do seu coração
trazendo muita emoção
palavras de um juramento ·levado pelo vento ·impressas em um cartão ·que viaja de mão em mão
juntando todas
resumem
um fato simples, não raro
que pago um preço bem caro
pois dentro de uma nuvem
procuro abrigo e amparo
recupero as forças, restauro

IX

Vento
Palavra boa
me faz sentir bem. internamente
Nuvem
lugar onde escondo as coisas que me custam caro
Faço um exame de consciência
Para dentro de mim mesmo
para saber por qual essa razão,
eu pago este preço tão caro
Para no fim ficar só,
Consideração
recuperação
abrigo,
Toda rota é mão
Que esta ruptura
dentro da mão
Que combina com Este raro vento
Imprima dentro de você o amor
Como um bilhete
igual aquele, sumario,
Que você recebeu no quarto
Confidencial

certas palavras tem uma força
E meu último pensamento
palavras ao vento
leva o meu pensamento
perto do seu coração
trazendo muita emoção
palavras de um juramento
levadas pelo vento
impressas em um cartão
que viaja de mão em mão
juntando todas resumem
um fato simples, não raro
que pago um preço bem caro
pois dentro de uma nuvem
procuro abrigo e amparo
recupero as forças, restauro

as palavras tem uma força
E meu último pensamento
palavras ao vento
leva o meu pensamento
perto do seu coração
trazendo muita emoção
palavras de um juramento

Vento
Palavra boa
me faz sentir bem internamente

Nuvem
lugar onde escondo as coisas que me custam caro

HISTÓRIAS

Era uma vez…
Um pai que
Estando para morrer
Chamou os filhos
E deu uma melancia para cada um e disse:
Só abram essa melancia num lugar que tenha água…
O mais velho foi, chegou num lugar, sentiu muito calor.
E pensou
O velho está gagá, vou abrir essa melancia e matar minha sede…
Mal abriu a melancia, pulou uma moça muito linda de dentro e pediu:
Água meu senhor, água meu senhor…
Como ali não tinha água, a moça desapareceu…
O segundo, fez a mesma coisa…
O mais novo guardou a melancia.
Quando chegou perto de um rio, abriu…
A moça apareceu e falou:
Água meu senhor, água meu senhor…
Ele deu água para a moça…
A moça disse
Estou com fome
O rapaz então, deixou a moça sentada numa árvore e foi buscar comida///.
Quando voltou encontrou uma moura torta…
Porque você está tão escura…
Foi o sol que me queimou…
Por que você está tão torta?
Foi a árvore que me entortou…
Levou-a para o palácio e se casou com ela assim mesmo, como havia prometido…
Todo dia vinha uma pombinha, e a moura torta disse que estava com vontade de comer.
Puseram laço de pano, ela não caiu.
Puseram laço de prata, ela não caiu.
Puseram laço de ouro… Ela caiu…
O príncipe então afagou a cabeça da pombinha, e encontroou um carocinho.
Quando ele puxou o caroço, era um alfinete.
Apareceu então a moça bonita, que contou o feitiço…
Então pegaram a moura torta e puseram num barril, e ela está rolando morro abaixo até hoje…
O príncipe casou=se com a bela princesa, até hoje tem doce lá na festa, se você quiser pode ir buscar um…

POESIA

Desperta, olha pra mim.
Vê que eu choro
Tanto lutei em vão
Tudo perdi
Nem mesmo sei se é por você que eu choro
Quando se tenta uma segunda vez
A gente já perdeu metade das forças
Vê que eu te amo
E sempre quis você ao meu lado, mas tudo aconteceu diferente.
Agora te vais. E eu fico de novo esperando, um amor diferente que me anime à vida. Que satisfaça essa minha ansiedade
O prazer de ter vontades
Desperta olha mim
Vê que eu grito
O quanto eu lutei em vão
Tantas vezes tentei me igualar
Não me conheço
Perdi,
Se for muito
É para você que eu grito,
Se uma segunda marca for já metade das que perdi
Testado.Levado às forças
Todos vêem que eu te amo
E sempre quis você ao meu lado,
Desejado, chegando de qualquer modo diferentemente. Você vai você mesmo agora.
Eu sou um ser humano
E da oferta nova, diferente dos amores que viveram,
Dos amores que a vida deu pra mim.
Que me realiza
Este meu eu
Que se sente cheio de vontade
De ansiedade
Desperta olha pra mim

Histórias da vovó

Vovó me contava muitas histórias…
Ela alava que a mãe dela era prima de uma baronesa
Eu investiguei e realmente onde ela nasceu havia uma baronesa.
Era a baronesa da água branca, que inclusive foi assaltada por lampião, que colocou suas moedas de ouro para enfeitar sua farda…

Se você sabe alguma dessas histórias, me corrija se eu contei errado.

O PORCO DE JÚLIO

ERA UMA VEZ…
Um homem que criava um porco.
O porco era tão bonito e tão bem cuidado que estava muito gordo.
Mas, o homem precisava viajar, e ao sair, recomendou muito à sua mulher, para que cuidasse muito bem do porco, porque o porco era pra julho…
Mal o homem saiu, a mulher ficou no portão, perguntando a todo mundo que passava:
– O senhor é Seu Júlio, o Senhor é Seu Júlio?
– Um homem, ao passar muitas vezes pelo lugar, ao ouvir sempre a mesma pergunta, resolveu falar que era Júlio:
– Sou eu, sim, eu sou o Júlio, o que a senhora quer com ele?
– A mulher falou:
– É que o meu marido deixou um porco aí para o senhor…
– Então o homem, mais do que depressa, falou:
– Então me dá o porco que eu vou levar
– E foi se embora com o porco, matou e comeu.
– Quando o marido voltou, no mês de julho, perguntou para a mulher.
– Cadê o porco que era para julho?
– Ela respondeu:
– Seu Júlio veio aqui e eu dei o porco para ele…
– O homem ficou tão furioso, que falou para a mulher:
– Então eu vou me embora, e só volto se achar mulher mais burra que você,
– A mulher, chorando, foi correndo atrás do marido, deixando a casa aberta.
– O homem disse então:
– Mulher vá ao menos serrar a porta.
– (ele quis dizer = encostar a porta)
– A mulher foi, pegou o serrote, serrou a porta e lá vem com a porta nas costas…
– O marido falou:
– Mas você não entende nada mesmo né… Eu falei para encostar, você serrou a porta, pois agora você vai com ela nas costas…
– E lá se foram…
– Ao chegar num lugar, encontraram uma grande multidão em volta de um rio, querendo pegar o sol com uma peneira…
– O homem perguntou o que era aquilo
– Eles disseram que quem pegasse o sol ganharia muito dinheiro
– Então ele pegou uma bacia, encheu de água e pegou o sol e encheu os bolsos de dinheiro…
– Foi andando mais para frente, encontrou outra multidão em volta de um homem que tinha enfiado a mão numa cumbuca de sal e quem tirasse ganharia muito dinheiro…
– Então ele pegou a mão do homem com a cumbuca, bateu numa pedra, quebrou-a e tirou a mão do homem e ganhou muito dinheiro…
– Passando perto de uma igreja, encontrou um casamento, que ia e voltava da igreja.
– É que o homem era muito alto e não conseguia entrar
– Quem conseguisse fazer o homem entrar, ganharia muito dinheiro…
– Então, ele pegou um pedaço de pau, acertou a cabeça do homem, quando o homem se abaixou, ele deu um chute na bunda do homem, e o noivo entrou na igreja…
– Ganhou muito dinheiro…
– Foram andando… E anoiteceu
– Resolveram dormir em cima de uma árvore… E a mulher com a porta na cabeça…
– Chegaram três ladrões e começaram a contar o dinheiro roubado, bem embaixo da árvore…
– E a mulher falou:
– Marido estou com uma vontade de fazer xixi…
– O marido falou:
– Mulher cala essa boca, não vê que esses bandidos podem nos matar…
– Mas a mulher não agüentou e – piririripi…Fez pipi bem na cabeça do homem…
– Um dos ladrões, falou para seu companheiro.
– Por que você me jogou água quente?- e meteu-lhe a faca no pescoço e o matou…
– E a mulher… Marido estou com vontade de fazer cocô…
– Mulher segura aí, você não vê que um já matou o outro lá embaixo…
– Marido não estou agüentando… E poupoupoupou…
– Caiu um tolete bem na cabeça de um ladrão…
– E ele falou
– Meu você está me jogando barro… E matou o seu colega…
– Ficou sozinho…
– E a mulher…
– Marido, não agüento mais essa porta…
– Mulher, você não vê que o homem já matou dois…
– E ela
– Não estou agüentando
– E placplacplac…
– A porta caiu bem na cabeça do ladrão e ele morreu…
– Então os dois desceram da árvore, pegaram o dinheiro levaram num saco para casa e até hoje estão contando, se você quiser pode ir lá ajudar a contar um pouco…


Pai, que viestes dos céus e te comunicastes com este planeta, através do teu filho Jesus, eu te peço, envia tua luz sobre os teus filhos, para que nessa hora possam achar solução para os seus problemas, encaminhar a vida deles na tua direção, ouvir a tua voz e sentir a tua inspiração, saber que podem contar contigo e estabelecer seus planos seguindo a tua luz, de acordo com a tua vontade e sabedoria. Oh pai, eu te peço, usa-me como canal, para que eu possa manifestar a tua presença no meio onde vivo, porque sei que és um Deus vivo, que necessitas ser ouvido – dá-nos a doçura da tua presença e fala das coisas maravilhosas que criastes e colocastes ao nosso dispor. Para que aqueles filhos teus que estão sem comunicação possam através desta oração novamente se comunicar contigo, refazer suas vidas, criar novas energias, curar suas feridas e então te servir, servir aos seus irmãos e te adorar… Tu nos prometeste curar todos nossos males e satisfazer todas as nossas ansiedades, porque Tu és o Senhor Deus e podes nos libertar de todos os laços, apaziguar todos os nossos conflitos e nos conduzir à plena felicidade, à terra da fartura, abrir os nossos olhos contra a maquinação dos nossos inimigos. Farei teu os meus amigos, dar-te-ei a companhia dos bons e a benignidade das pessoas sinceras. Conclamarei teus amigos a te fazerem o bem, a darem a paz aos teus dias, a aliviar a carga dos teus ombros, uns dos outros, reciprocamente. Tuas palavras dirigem nossas vidas, nos salvam dos perigos, são incentivo para novas conquistas, novas amizades, novos empreendimentos, novas satisfações, novas criações. Ó Senhor meu Deus e pai auxiliam esta geração, conduz teu povo ao caminho do bem, e dá-nos a paz! Ajuda-nos a ver e conhecer tuas maravilhas, pois dentro de nós, podemos imaginar e criar um mundo novo, quanta beleza há na tua arte dentro do nosso pensamento. Palavras decidem amizades. Outras destroem. Faze-nos estar ligados às tuas palavras, que elas não sejam jogadas aos ventos, mas, penetrem nos nossos corações. Difunde em nós o conhecimento das ações belas que podemos realiza contigo diante da tua presença Toda planta de trigo bom, produzirá bom pão. Todo vegetal nos dará bom alimento. Toda a tua palavra produz bom fruto e nova alegria. Liga nossa boa consciência às nossas palavras, que elas não sejam pesadas, que refresquem os ouvidos de nossos amigos, toda a terra seja semeada com a boa palavra.Todo pensamento seja baseado na amizade sincera. No conviver pleno, de reuniões familiares e de amizades. Que a natureza sempre produza flores e frutos, todo nosso caminho seja enfeitado de rosas, que o nosso olfato seja agraciado com o perfume agradável da flor do campo, nosso ouvido se delicie com o canto dos pássaros…Com a magia da música e o encanto das criações artísticas. Oh Senhor como são belas as variações e as delicadezas que nos permites criar na imaginação e como poderemos realizar no papel ou na escultura tão preciosas manifestações em cujas fantasias nos deliciamos. Como transformar em realidade tão maravilhoso mundo. Oh Deus nosso Pai, cria em nós o impulso inovador para que sejamos autênticos, desprendidos de tantas limitações mesquinhas. Todo pensamento seja livre de discórdia… Toda arte seja plena da beleza, da simplicidade, dos detalhes magníficos, do amor singelo. Todo menino seja líder na defesa da natureza. Toda a vida seja preservada, todo ser vivente seja valorizado e preservado. Toda água seja purificada para que sempre possamos beber da fonte de água límpida… Beber do teu amor espalhado na natureza Cesse senhora toda a guerra, toda arma seja destruída. Todo valente pacificado. Todo impulso vise a boa ação, o carrinho, à beleza. Palavras benfazejas sejam anunciadas, que haja uma festa de congraçamento, de entrosamento, onde toda a mágoa será dissipada, todos darão as mãos, cantarão, desejarão ser amigos uns dos outros, dançarão ao som de uma música suave, divinal. Todos se beijarão ao som do canto de pássaros, da música saudável, do teatro, das exposições de arte, do cinema, do sonho, da fantasia e se transformem em real. Em nenhum canto da terra se ouvirá choro, toda a vida será ampliada e harmonizada. A energia será direcionada à conservação e preservação das espécies.Cuida Senhor para que haja preservadores capazes de discernir o que devemos e como podemos preservar. Todo o homem olhará para o seu futuro com alegria, toda mulher será amada por seu homem, maravilhoso e dedicado. Toda a mulher respeitará o seu homem e o amará com doçura. O homem não será autoritário, mas dirigirá a casa com parcimônia e lealdade.Pai querido, pai amado, nesta hora Senhor da manhã, reúne os teus filhos junto a ti, nesta oração. Pai, de onde estás lança os teus olhos e derrama as tuas bênçãos sobre nós, que ansiamos pela tua presença. Desfaz toda a maldade, penetra no coração do ímpio para que ele se arrependa. Derrama sobre os políticos deste país uma luz para acabar ou diminuir a corrupção, para que se voltem para os problemas sociais que se agravam a cada dia. Pai, olha para os órfãos e para as viúvas. Dá senhor que na sua e em nossas mesas nunca falte o pão e a mistura. Nós te pedimos em nome do teu filho Jesus. Amem. Te amo, te amo
ah! Como sou maluco por ti
como tenho saudades de você!
Volta pra mim…

-um momento raro em minha vida é o de dar gargalhadas de felicidades. Uma coisa que eu percebo é que facilmente as pessoas me fazem de bobo, de palhaço, e me chamam de otário. Dificilmente também eu recebo um abraço. Sou mais fácil eu receber uns xingos. Na menor pergunta me respondem aos gritos e palavrões. Seria uma briga fútil você lutar pelo seu espaço e pela sua individualidade. Realmente a vida e as oportunidades passam e você logo se vê com o prejuízo. As perdas sempre são maiores, e mesmo se você aproveita alguma oportunidade, por nada, por nada acontecem coisas que te fazem desistir ou lamentar. Tempo de pensar… São segundos em que você talvez tenha de falar uma única palavra, sim ou não. Não sei se é orgulho ferido… Orgulho tolo… Vaidade ou desencanto pessoal. Às vezes só em v. pedir uma opinião, a pessoa já faz daquilo uma afirmação, te poda ou te manda… OS risos das pessoas enquanto v. se encontra em aflição fazem aumentar ainda mais a sua ira. Uma amizade sincera e duradoura, que não se desmanche na primeira mudança de informação, que seja responsável para agüentar frustrações. Ah… É raro hoje em dia. Mesmo a relação pai e filho são difíceis. Ou o pai quer manter a sua autoridade, ou o filho insiste em derrubar… Sem mais nem menos… Coisa difícil carinho de pai e filho…Na certa interesses machistas se confrontam, talvez mesmo no inconsciente… E frontalmente na vida diuturna. Todos dizem que não têm medo de nada, mas o medo é de perder a sua confortável situação, mesmo há quem duvide, mas é normal, qualquer pessoa esclarece as dúvidas de seu filho, a própria vida ensina… Pai, pai//// coração de pai, mais fácil elogiar coração de mãe… Pai é meio canibal está sempre lembrando o que fez e não teve retorno, mas isso é coisa difícil de acontecer mesmo. Ele sempre tem direito, v. não faz mal e mal sua obrigação, e a deles? A sensação é sempre aquela fase gostosa – que você esperneia, chora e consegue as coisas – não por mérito – mas apenas para parar de encher a paciência, para evitar um escândalo maior… Sempre um doce, uma chupeta, um aperto de mão… E as coisas vão ficando sem resolver, sem o bom senso, sem a paz e a amizade leal daquele que nada mais é do que início e fim.

Assim te anunciarei as coisas do meu coração e ficarás por dentro da minha intimidade… Tu me contarás segredos e eu te confidenciarei minha alma… Não me julgues fui assim e sou assim. Desde a eternidade Deus é um puro espírito, e nós homens queremos dominar nosso contato com ele… Mas ele domina e impera, ele é o sumo ser, no qual não há impureza, mas sua pura luz brilha sobre nós, e quanto mais nos aproximarmos dele, mais nosso espírito se incandesce.Queria ser como a mosca… Viver apenas 24 horas por dia. E começar tudo de novo no outro dia. Mas a bagagem de cada 24 horas que as moscas levam nas patas é bastante suja. Assim como nossos pensamentos. O viver de um dia analisado e pesado daria chance para continuar no outro dia, vale a experiência, análise, o estudo a maneira de ver. Quem pode afirmar com certeza qualquer coisa, repeti-la para sempre, mesmo em diferentes situações? Quem pode ser imutável? Tenho notado que a pessoa tem para si certas verdades, repetem essas verdades em chavões, como se fossem discos gravados, mas, analisando-se os fatos, o que elas produzem, nem sempre correspondem às declarações do que realizam. O que idealizam e o que fazem. Ocupam lugares, nunca certos e de direito real. Quantas vezes usurpamos o direito dos outros quando temos a oportunidade de mandar. Se bem que não dá sempre para se determinar o que é certo, o lugar certo… O bom senso… Onde as coisas sempre certas, ocorrem em lugares incertos…O que pensamos em fazer, mas na hora sai tudo diferente. Planejamos tanto e na hora fazemos qualquer coisa… O momento, o fato planejado, nem sempre ocorre da maneira planejada… Há sempre imprevistos… Temos que ter a coragem e muita firmeza para executar tudo dentro do plano, esperteza para não deixar vazar nada antes que possa influir, chance de acontecer às coisas de acordo com o previsto, ter permanência na execução, força moral e base moral, preenchimento de todos os requisitos adequados ao momento. Do saber agir firme e acertadamente sem ferir nem magoar as pessoas queridas/ Duro é não poder lamentar o monte de bobagens feitos num dia de relaxamento, ou um monte de bobagens que seremos obrigados a reparar diante dos direitos dos outros envolvidos. Mesmo diante da nossa consciência que nos acusa e nos relembra os fatos. Ainda quando essa possibilidade existe, e bom. É bom poder reparar, concertar, ajeitar… Consolar e acariciar, pedir ajuda e reatar. O que não dá para encarar é a falta de coerência do peso moral de quem dita as regras e não tem as atitudes condizentes… O peso moral do futuro e suas conseqüências… Muitas vezes vale mais o peso dos princípios que se baseiam nas necessidades humanas.Sempre que se cria uma regra é porque alguma coisa já foi feita errada… Sempre nos encoraja e anima o fato de levar vantagem, em seguir a regra ao nosso modo, ou poder ditar a regra que nos favorece, ou que melhor nos agrada. .O pequeno ditador se manifesta dentro de nós. Mas se temos que nos subjugar às regras dos demais, aí que a coisa pega, estaremos seguindo as regras dos outros… O comunitário estará sobrepujando o individual… O bem da coletividade está superando o individualismo. A prática é sempre um pouco deferente do uso e costume. O velho ditado sempre prevalece, todo mundo faz assim, assim faremos… Mas, onde está a sinceridade e o prazer do novo? Muitos desconhecem a verdade, são ignorantes ou ingênuos. Ou se fazem de bobos, ou ficam em cima do muro espiando pra ver acontecer, a expectativa do ser diferente, mas quem desce do muro para colaborar, ou fica quietinho sem dar palpite ruim? Muitos não admitem que não tem o conhecimento lento da verdade, acham que o que já sabem é suficiente. Nem sempre sabemos que estamos sendo enganados, lesados, perdendo alguma coisa… Temos a certeza de sermos os bons. É bom se prevenir com essas atitudes de alheamento para não cair do cavalo de repente. Às vezes é melhor ficar com um cavalo que você já conhece os defeitos, menos veloz, mas do seu tipo, do que pegar um cavalo novo, melhor, mas que você vai ter dificuldades em deixa-lo do jeito que você gosta de montar. Ou pegar um com defeitos piores, e que não aprenda nada… É difícil a tarefa de educar… E o que vale é se sas suas ansiedades e expectativas, se as pastagens que seus cavalos vão pastar serão sempre verdejantes, viver bem e sempre melhor, importa muito.A vida tem coisas maravilhosas e novidades que não podemos deixar passar. Vale a pena! Parte da vida é sempre inverno, não se pode mudar… Mas se podemos ir para alguns lugares onde há primavera ou palha, outros complementos, podemos tornar o pasto seco em lago útil. A realidade é sempre uma coisa que pode ser novidade e completa. O verde da manhã sempre faz bem… O florescer da planta significa que novos frutos virão, novas alegrias. Novos amores! Sempre que pudermos estar juntos das pessoas que amamos e que nos amam, participar juntos… Dê no quer… Pinte o que vier… O amanhã ir sempre dono de uma verdade que pode ser mudada ou realizada de forma melhor… Conte comigo sempre que eu puder, do jeito duro e cru que às vezes sou, mas sou eu, ainda vivo, muitas vezes falso, com minhas mancadas, arranjando um jeito de enfeitar a vida de encher de fantasia, mas, mesmo que às vezes não pareça, luto pelos meus, não deixo de ir a luta, mesmo se não vou a todas, nada me importa a verdade de pessoas que são mesmo imbecis, ou que eu as considero assim, tento substituir por pessoas realmente dignas e capazes de amar, compreender, dar impulsos, valorizar… Pessoas capazes de participar e orientar adequadamente. Saber e atuar. Nesta hora que o invisível se faz presente, concentra o teu pensamento no bem, desliga-te das preocupações e ora comigo. Pai envia tua luz, e forças para dirigir esta situação. Eu confio, pai, que estás presente comigo e dás vida aos meus projetos. Senhor, meus projetos são de acordo com as tuas leis, vivo segundo os teus mandamentos, ajuda-me, pois segundo as tuas promessas, vem comigo dá-me a tua mão. O êxtase faz parte de todas as religiões o Deus presente (El Cham), mesmo para os xamaistas, homens videntes, magos, são originários da própria religiosidade oriental. Nem sempre podemos ocidentalizar todas as coisas, devemos respeitar certos aspectos culturais. O misticismo faz parte da religião, seu exagero é que traz sérias conseqüências… Nunca devemos mudar regras, leis, mandamentos em favor de ações impelidas por misticismos. Mas a mística deve nos aprofundar nas verdades e mandamentos bons, mesmo, sem ferir regras, sem acentuar desatinos, principalmente quando prejudicam crianças, adolescentes, mulheres, velhos, os mais fracos. Adormece embevecida do cristão a mente, sacia-se em fantasias de amor a Cristo, mas não pode esquecer que O Cristo é seu irmão. Derrama-se em lágrimas e o pranto seco. Mas sempre aparece alguém para aliviar e acariciar, enxugar as lágrimas. Transforma o seu coração e o da gente e impulsiona o agir da mente em nobreza de alma e nova inspiração. Muda ao seu redor, nova vida recomeça. A fé vem do viver em comunhão com a santidade e o espírito de novidade. Floresce no espaço o resultado de sua dor, mas recomeça no amanhã o cultivo de uma nova flor. Toda intriga desfaz com seu amor, com a conversa, com a renovação interior. Suas preces sobem e descem pelos seus caminhos diante do Deus infinito e diante da humanidade carente. Quando seus joelhos se dobram para Deus procuram soluções para todos os problemas. Como um pássaro que voa longe, nosso pensamento visita os mundos reais e imaginários. Seu pensamento corre como alento para saciar os famintos que não sabem voar como os pássaros Sua estrada é a estrada da paz, conduz o bem-querer deste a planície até ao monte. O vento leva suas palavras partas os corações apaixonados que buscam o prazer da realização Sua força de vontade as transforma em atos, o agir renova os fatos, reforça a iniciativa, cria vida. Desde a hora que dorme e até a que acorda, sua oração conduz os fatos, a vitória é sua, deus concorda. Não sou tão forte, leve é o meu pensar. Mas de lá eu tiro as decisões firmes que transformam. Frágil o meu viver, meu atuar.Deve sempre ser compartilhado e renovado. Mas no sonho, uma luz forte.Enche a nossa fantasia. O amanha espera que sejamos novos e fortes. Enche de alegria todo o meu ser, transborda minha alma, encanta o meu ser, enche-me de energia. Muda minha vida, anuncia com amor a minha sorte. Transpassa a nuvem e reencontra a paz. .

Comunicação e linguagem são fatores importantes partas se obter sucesso… O êxtase utiliza línguas estranhas. O animal tem seu tipo de linguagem, ora os espíritos também têm o seu… Nada a ver, mas agora vou contar uma história que aconteceu comigo e m amigo meu muito sincero e muito leal… Fomos ao pomar e enchemos as blusas de lima da pérsia… Abrimos um buraco no bosque e enterramos as laranjas… Não sei se ele voltou ao local… Eu nunca mais soube das laranjas… Nosso grupinho havia descoberto uma bananeira que as bananas mesmo verdes de casca, eram maduras… Eles queriam fazer seva para caçar sabiá… Eu e meu amigo comíamos as bananas… Fizeram uma reunião no grupo para expulsar-me… Só ele votou contra, mas a maioria venceu… Então na hora eu fiquei muito zangado, depois eu me vinguei, peguei uma abelha pelas asas e coloquei o ferrão no pescoço do líder… Ele saiu correndo da fila… Nunca conseguiu se vingar… O infinito bate à porta dos mortais Nada lhes diz sobre o momento, jamais, Tudo depende dele dizer sim ou não a toda hora Se muitas vezes disse não, diz sim agora. Adiar um sim firme, calcar um não, duro e verdadeiro, Um não que magoa, mas define a vida. Supera a dor, muda os rumos, sara a ferida. …DE GCB/63/64… Li há alguns meses a historia das abelhas, que me fez relembrar o colega J F, que mora lá em Juquiá. Por motivos de problemas com o meu e-mail, só agora queria voltarão assunto, para acrescentar que naquele dia comemos filhotes de coelhos, que morreram por causa das picadas das abelhas. O interessante é que também o F.J. estava tranqüilo na fila, quando eu peguei uma abelha (já contei essa história, junto com o caso das laranjas lima) pelas asas e coloquei no seu gordo pescocinho. Foi aquele corre-corre, e depôs ele queria me pegar, mas nunca conseguiu. Soube que ele é professor de geografia lá em Santos. Até agora não li nenhuma explicação por que falávamos a palavra quiabo quando ia começar ou terminar o retiro espiritual… Bons tempos aqueles. AH!… O Heleno comentou outro dia que eu era um cearense de olhos verdes. Quase ele acertou. Eu sou sergipano, a não ser que haja outro G. ele também foi vítima de minhas brincadeiras, quando num roda-roda lhe acertei o rosto. Tam’bem correu muito atrás de mim, mas O.meu amigo grandão, sempre me defendia… Abraços para todos. (apud – echus do ibaté. Maio/junho 2002) viver nas nuvens ou sob as nuvens

Para desespero do navegante, quando você está cercado pelo lobo ou pelas lobas,
Você está cercado,
Quando você
É a carne que é examinada…
Da ponta do nariz até a ponta dos pés,
Eles não querem comer só a beirada
Querem é te pegar inteiramente…
O lobo…
Quanta coisa para ele você é,
O fato é que você procura simplesmente ser apreendido
Quanto para a eles não importa quem você é
Partir para te ajudar, isso é que não é necessário.
As coisas que você fazia e os efeitos do tempo do Lobo Mau que te iniciou, permanecem,
Você continua…
Quanto para a o lobo a atração da mina é uma coisa que termina o efeito…
Maria das Graças que é…
Eu…
Quis o momento atual que eu considerasse o que é instrução, do ponto de vista como é examinada pelo formulário tradicional,
Exercendo o papel de educador, senti.
Muita dificuldade…
A pessoa feliz que eu era transformou-se em pessoa infeliz, desiludida, quando você é essa pessoa que analisa o comportamento onde o aspecto da ordem se torna independente, é impossível, no meio em que você atua, em questão da ordem do tipo que você aceitar, sob condições da fundação, da instituição, da estrutura estabelecida. Entretanto para puxar a mão do olho para ver o problema como único, a fim ensinar ao redor do gato, lá é, um fim a realizar suficientemente, mas do ponto de vista do rato, a questão precisa ser rediscutida… Quanto para a lição moral, o estudo determinado independe da norma qual é, a pessoa ser homem ou mulher… Hoje o mundo que está sendo formado aceita mais a interferência feminina… Da mulher que viveu, ela parece assumir que seu trabalho não é tão puxado hoje, mas, ainda é desrespeitado.
Você deve dar valor á pessoa do professor velho, como a sua imagem, a sua aparência é vista, em que é essa maneira do mundo moderno.
No começo vemos o exemplo da opinião geral com calma. O progresso da instrução que não se torna visível, para a nós que a vemos como muito superficial da forma em que é decidida… Quanto estuda e aprende o aluno até chegar a universidade.
Quantos do Maria das Graças, do Santa Isabel, do Edna em Arujá, do Laurentina, nestas em que ganhei o apelido de Jaiminho… Quantos poderão escolher e freqüentar uma faculdade?
O fato é que nem pensam, nem meditam no futuro… Preferem divertir-se com o jogo do baralho,
E eu soube a coisa porque o fato acontecia abertamente. Quem puxa para a mudança, quem inspeciona a lição nos cadernos e quantas folhas se transformam em avião de papel que jogam a fim fazer rir o professor nesta maneira própria do adolescente.
Talvez se, a saber, cada aluna dos anos da experiência, do excesso dos 30 anos trabalhados…
Lá o sentido que vem do interior não tem a finalidade de respeitar. Como para mim, o que é a Imagem, o bagaço que você sente, que do os bagunceiros substanciais mais maus…

O desespero volta. Do navegante, o lobo ou as lobas o cerca, quanto para a você, a carne que é examinada…
Não querem a beirada e sim querem é inteiramente…
O lobo…
Quanto que o fato que você procura está apreendido simplesmente
Quanto para a eles quem você é
À parte que ajuda
Que não é necessária…
O Lobo Mau te iniciou… Faz o tempo, você continua…
Quanto para as minas que já viveram tudo termina o efeito,
Maria das Graças de fato, que realidade vive?
A coisa do que é…
Eu…
Quis o momento da coisa que é chamada instrução ser atacada
Do formulário tradicional, exercitando o papel do educador, senti muita dificuldade… A pessoa do infeliz que está à frente do trabalho se transformou quando você é ele, o comportamento, onde o aspecto da ordem se torna independente…,
Ele é possível, entre, em ordem o tipo que você aceitar sob condições da instituição, entretanto para puxar a mão do olho para o único objetivo, a fim ensinar ao redor do gato, lá é, um a fim realizar, mais do que suficientemente…
Como para a lição o determinado assunto, independe da lição qual é, a pessoa, homem ou a mulher… Hoje o mundo que está aceita… Da mulher que viveu, parece que seu trabalho hoje que não é puxado, mas, desrespeitado, ele se você der a pessoa da anuidade e o professor velho como o Individuo em ordem que é essa maneira do mundo do começo e do fato de servir de exemplo da opinião calma dianteira à instrução da coisa que não se torna quanto para a nós muitos para a superfície que é decidida… Quanto para ir à universidade, do Maria das Graças, do Santa Isabel, do Edna em Arujá, Laurentina e neste que ganhei como apelido "JÔ". O fato é que eles é que não querem estabelecer a parede da luta, opera no escuro, quem deve dar a partida, o baralho…
E eu…
Souberam a coisa porque tem o fato que quem puxa para a mudança que inspeciona a coisa dos cadernos e do pino em que levam os estudos…Se o avião de papel que jogou a fim de fazer o professor rir ou esbravejar.

Nessa altura dos acontecimentos,
Apesar de todo o transtorno sumário,
Da rodada de perguntas,
Do vento,
Não sei se e é bom,
A ao ser interior que se expressa,
Que tem o medo do que pensa,
De uma dor que sente e implora.Que passe,
Ele está conectado,
Mas…
Quando o preço da vida sai pelas nuvens,
Para junto das alturas
E isso lhe será concedido,
O meu preço interno
De minha situação
Onde o controle está reabilitado,
independente
, é minha alegria.
É uma água
Identifico-me com a imagem da inspeção
Da nuvem
Da andorinha luxuriosa
A ver meu eu na diminuição. A razão do restante
Que é um interior de alguém
Que pensa em sua coisa interior
Na quantidade vasta que está sendo excitada.
Dentro de requisitar,
Meu este preço,
Que é você
De meu derramamento
Da estrada
Do esforço de toda a aquisição,
Dentro do que quero requisitar
Que o óleo claro
Vê um perfume no quero escrever,
Que está apagado dentro do fato
Requisitando no centro,
Esse faz o possível para poupar-me
Queda elasticidade da dor
A indicação da reorganização
Do centro deste país,
Na sensibilidade
Antes de fato e de requisitar
No interior da coisa,
De todo o abrigo
E da conferência
Da mão do intervalo do Indivíduo.
Está sendo uma luminosidade
Dentro de nós
Em mim
Você
Na criança
Dentro do que precisamos amar
O suficiente
Estas coisas que internamente nos está perseguindo
A coisa, na coisa.
E que escreve, era muitas vezes a coisa.
E raro pelo poder da força você quem conecta na confusão do pensamento,
Mas, isto é, calcular a média interna do olho que nos quebra.
Da mão
E mantêm uma coisa dentro da vida
Quando nós estamos por dentro do produto.
Isso mesmo, mas ele tem um segredo do uso.
Que o Protege
É classificado o que recebe,
Das peças e da resposta
Da média para trás.
O fato e aquele e não são para essa hora
Nos arredores de meu amor
No juramento bom no lugar
Dentro de meu centro
Na palavra
Das muitas coisas
Na emenda da palavra
De sua resistência ilimitada a excitação
Sua troca
Que dá suas mordidas
Ele cresce em meu último pensamento
Para possivelmente
A fim de amar o filhote que,
Esse pólo magnético por causa do retorno,
A adoração que eu tenho
É a possessão diligente e sincera
Amor que lhe atende
Que desgastam os sentimentos.
Quando colocamos para fora,
Pelo poder
Ratificado está.

No Vento
Jogo palavras
Boas
Que sinto internamente
Vivo nas nuvens
Onde encontro
recuperação e abrigo,
o que combina
com o vento
Imprima dentro de você o amor
Amo-te
Adoro-te
Amo-te.

Do outro lado estás
mude para o lado de cá
conheça a vida
por que te escondes por lá?
Volte e veja o que há
nesta brisa
viaje no pensamento
mas viva cada momento
é preciso ver o sol
e depois o luar
tomar banho de mar
curtir o tempovoe seu pensamento
mas veja o que há ao seu redor
procure tornar melhor
a vida
seja você o primeiro
viaje o mundo inteiro
mas não se esqueça de mim
pois eu estou ao seu lado
sou companheiro de quarto
olhe ao menos pra mim…
Eu quero apenas te mar
cheirar teu corpo
suar
navegar nesse universo bonito
veja
eu quero apenas beijar
sentir teu lábio
apertar
fazer você sorrir e te amar
não corra não fuja de mim
eu sou sempre assim
sou feliz em te olhar
só quero contigo estar
e nada mais…

This entry was posted in Passatempos. Bookmark the permalink.

Leave a comment